sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Lançamento Vertical e Queda Livre

Lançamento Vertical no vácuo (Subida + Descida)
É um MUV em que no lugar da aceleração é a gravidade
*A gravidade é a aceleração (que muda a velocidade)
* Gravidade negativa significa que a velocidade está diminuindo
OB: Sempre adote um referencial que se caso for seta para cima positivo a gravidade será -10m/s² pois está descendo.
g= -10m/s² (com referencial adotado p cima +)

A cada segundo a gravidade tira 10m/s² da velocidade na subida, então se eu jogo um corpo com 30m/s eu demorarei 3s para chegar na altura máxima. 48m/s demoraria 4,8s, 50m/s² demoraria 5s.

O tempo de subida=tempo de descida
Subida + descida = tempo de voou
A velocidade com que lançou o corpo será a mesma da chegada em sua mão por ex, só que com sinais contrários pois um está subindo (+) e outro está descendo(-) para sinalizar que o movimento é retrógrado. Já que o sinal da velocidade determina o sentido do movimento.


 
Aceleração (gravidade) oposta ao da velocidade= o móvel sobe freando - retardado
Chegando na altura máxima V=0
Ao descer a velocidade está para baixo e a aceleração(gravidade) também está para baixo, ajudando o corpo a descer, então o corpo desce acelerado.

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Equações do lançamento Vertical:

V=Vo+at (tudo que relacionar velocidade e tempo)
(tempo que demoro para atingir a velocidade máxima V=0)/qual a velocidade no tempo X?

S=So+Vot+at²/2 (relaciona posição e tempo)
Quanto o cara desloca (H - altura)eu um determinado tempo/

V²=Vo²+2aΔS (serve para calcular a altura máxima) V=0
Consegui achar o valor da altura máxima sem precisar achar o tempo para atingir a velocidade máxima.

OB: aceleração = gravidade
∆S=H

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 Queda Livre (descida)
No qual Vo=0 pois está na altura máxima - então é cortado nas formulas

Colocar o referencial - como o movimento é só para baixo não faz sentido colocar o referencial + sendo seta para cima e sim adotar seta para baixo como + para que a gravidade não ficar com sinal negativo.

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P.A de Galileu ( usado quando pedir os deslocamento entre os segundo x e y)

Nos lançamentos os deslocamentos estão em uma P.A, cuja razão é a aceleração.

No gráfico VxT, a área nos dará o deslocamento

área do trapézio= base maior+Base menor x altura/2

Área do triângulo = base x altura/2




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